Hoje em dia a valorização do corpo físico é quase consenso entre as pessoas. Felizmente, é cada vez maior o número de pessoas que se entregam às atividades físicas como as caminhadas e alongamentos, às flexões e práticas esportivas, como um todo. São horas e horas dedicadas à ginásticas, à bicicleta ergométrica, às caminhadas, ao levantamento de peso, etc.
Sabemos por experiência própria que todo trabalho em favor do emagrecimento ou modelagem física, exige muito esforço, disciplina e determinação. É necessário suar muito para melhorar nossa condição física. Claro que todo esse esforço e todos esses exercícios são bons, pois além dos benefícios já citados, nos ajudam a controlar o estresse e manter a mente sã e um corpo sadio.
O corpo é o templo do espírito e por isso merece todo nosso respeito e carinho. Entretanto, não podemos esquecer de outra beleza que é nossa alma, uma jóia de elevada e sublime importância. E como a alma reside dentro do organismo físico, concluímos que ele é o estojo agasalhando jóia de incalculável valor espiritual.
O corpo é o porta-jóias onde a alma se encontra. Então, uma pergunta se impõe e deve ser respondida com a maior sinceridade:
De que maneira estamos tratando o nosso corpo, estojo onde a alma se abriga?
É importante observarmos como o temos alimentado, se estamos concedendo a ele o descanso necessário. Será que não o estamos intoxicando, obrigando-o a aceitar vícios que o desgastam?
Será que não estamos mortificando-o através de pensamentos desordenados?
E quanto a essa verdadeira jóia que é nossa alma e que também necessita de nossos cuidados?
Se cuidamos do porta-jóias, temos com mais razão, de cuidar da jóia que é nossa alma, pois ela é a beleza espiritual. Muitas pessoas ainda ignoram que somos espíritos também, acham que somos apenas o corpo físico esquecendo-se de nossa realidade espiritual.
Assim, como alimentação, higiene, remédios, exercícios físicos, nosso espírito também necessita de atenção. Pela prece, se estabelece nossa comunhão com Deus. Nosso espírito alimenta-se de energias positivas e, portanto, revigorantes.
Do ponto de vista espiritual, nosso espírito precisa bem mais de oração do que nosso corpo de alimentação. Outro recurso maravilhoso para o fortalecimento do espírito é a leitura edificante, leituras que agregam e nos trás conhecimento e informações transformadoras... Quantos esclarecimentos e quanta consolação obtemos desses tesouros, que são os livros.
Para completar, nossa ginástica espiritual, nada é tão saudável e salutar para nosso corpo e nosso espírito, que o trabalho...Não o trabalho pela obrigação ou pelo contra-cheque no final do mês, mas o trabalho em favor do próximo, o trabalho feito com Amor, que nos faz sentir útil, produtivo e realizados.
Oração e trabalho são as asas inseparáveis do nosso fortalecimento pessoal, profissional, emocional e espiritual. Cuidemos com muito esmero e carinho tanto do nosso corpo, como da nossa mente e nosso espírito, para que possamos refletir toda a beleza física e espiritual que nos foi concedida pelo Criador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Não dependa de ninguém na sua vida, só de Deus, pois até mesmo sua sombra o abandonará quando você estiver na escuridão.”