sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Técnica de Relaxamento - Treinamento Autógeno

auto-relaxamento concentrativo - Você quer, você pode!

Como enfrentar as adversidades?
A rotina massacrante?
Os temores? A ansiedade? O stress?
Existem diversos meios.
Um deles? O relaxamento.

O que é relaxamento?
A origem da palavra é latina: relaxo, are; desembaraçar, descansar, repousar, soltar.
Vamos então desembaraçar nossos pensamentos, soltar nossa mente e repousar.

Mas como?
Simples. Com treinamento diário, confiança, persistência, determinação.
Eliminando a preocupação e o medo através da mudança de atitude mental.

O que é o treinamento autógeno?
É uma técnica de relaxamento cuja finalidade é o equilíbrio físico e mental.

Criado pelo neurólogo alemão Johannes H. Shultz. Traduzido pelo Dr Cesário Morey Hossri, psicólogo e cientista de renome internacional.
“É tido como um perfeito instrumento terapêutico contra o estresse, a angústia, neurose e todas as doenças nervosas da civilização moderna”.

O auto-relaxamento concentrativo permite conseguir um estado de repouso semelhante ao sono, possibilitando uma “pausa profilática de repouso”, normalização e desenvolvimento das funções psíquicas básicas como Memória, Atenção e Concentração, autodeterminação, autodomínio, auto-segurança, controle emocional. Permite desenvolvimento e aprimoramento da personalidade dos indivíduos normais. É uma conquista só encontrada paralelamente nas práticas místicas orientais tais como Yoga, Taoísmo, Lamaísmo e Zen-Budismo. É um dos recursos para realizar a integração da personalidade.

O relaxamento produz:
- Autotranqüilização.
- Autodeterminação.
- Maior controle das reações emotivas – fisiológicas.
- Condições para enfrentar a angústia
- Condições para aflorar os diversos materiais do inconsciente.
- Condições de desvendar os mecanismos inconscientes.
- Aumento dos sonhos.
- Condições que facilitam a psicanálise.
- Reforçamento do EGO.
- Condições de interiorização.
- Desenvolvimento da capacidade criativa e artística.
- Supressão da dor.
- Aumento do rendimento no trabalho qualitativamente e quantitativamente.
- Homeostase (a capacidade do corpo para manter um equilíbrio estável a despeito das alterações exteriores).
- Unificação e integração do EU com o UNIVERSO.
- Despertar a consciência cósmica.

O T.A. (treinamento autógeno) é um “excelente meio para uma pausa profilática de repouso e medida preventiva contra as doenças nervosas”. Inicialmente há uma quebra da resistência para depois realizar o processo reconstrutivo.

A vida, a liberdade, a aventura do homem em busca de renovação positiva pode provocar inquietação e expectativa entre um fato esperado ou temido, como conseqüência lógica de fatos e situações precedentes. Essa ansiedade é um estado normal, se for episódica. Caso mantenha-se contínua é patológica, pois provoca confusão mental, impotência, aniquilamento, paralisação diante do perigo podendo esterilizar e destruir a vida.

A tensão contínua leva à exaustão física e mental consumindo as energias positivas do indivíduo. Essa luta pela autopreservação provoca um conjunto de alterações no organismo. Células desaparecem da circulação sanguínea, outras tantas se desintegram e há uma diminuição da resistência. Surge então o estresse.

Para o indivíduo recuperar seu equilíbrio, torna-se necessária a assistência médica, psicológica, o descanso, a alimentação adequada, a higiene mental, a recreação, etc. Entre esses recursos estão as técnicas de relaxamento.

Condições para praticar o T.A.

Um exame médico para verificar suas condições de saúde. Se houver um órgão doente a concentração no mesmo deverá ocorrer quando ao final do treinamento.
Exemplo: se você tiver um problema respiratório ou cardíaco o exercício do pulmão ou coração será o último a ser realizado.
Observação: Se estiver utilizando medicamentos ou fazendo outro tipo de tratamento deverá mantê-lo até que o médico determine sua alta.

O T.A. é indicado como auxiliar ou meio preventivo nos tratamentos de saúde, pois provoca resultados imediatos na redução da fadiga e tensão nervosa, aumentando a resistência do organismo.

Para iniciar o treinamento basta o indivíduo estar determinado a modificar sua vida. Usando a experiência do passado para evitar novas falhas, melhorando a cada dia a maneira de pensar e agir. Proporcionando qualidade de vida. Traçar novos rumos e trabalhar para atingi-los, com confiança.

A persistência permitirá que atinja o sucesso.
Acredite que é capaz e vá à luta.
Você merece vencer.
Ser feliz!

Repetir os exercícios diariamente pela manhã, tarde e noite permitirão a assimilação da técnica e o autocontrole ocorrerá naturalmente.
Investir em si mesmo uma hora diária durante um mês, dois meses, um ano, para conseguir realizar os seus sonhos. “SOMENTE EU POSSO MUDAR A MINHA VIDA”

“SOMENTE NÓS PODEMOS GERAR E ACEITAR A NOSSA PRÓPRIA FELICIDADE; OS OUTROS PODEM REALÇÁ-LA, MAS NÃO PODEM CONCEBÊ-LA A NÓS”.  (Terry Lynn Taylor)
TENTAR… REPETIR… TENTAR… ATÉ CONSEGUIR

ORIENTAÇÃO GERAL PARA A PRÁTICA DO T.A.

01) Para atingir a descontração muscular, utiliza-se a vivência da sensação de peso (poderá também ocorrer sensação de leveza ou formigamento).
a) postura adequada – decúbito supino (deitado de costas) ou sentado.
b) respiração profunda, lenta (três vezes). Após respirar normal e tranqüilamente.
c) utilização da tela mental (visualizar um local agradável que infunda bem estar).
d) imaginar e vivenciar as seguintes “fórmulas”:
Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.
Meu pé direito está pesado…pesado…pesado… Ou bem leve, solto, bem leve, solto, bem leve, solto.
Minha perna direita está pesada…pesada…pesada, ou bem leve(repetir sempre três vezes).
Meu joelho direito está pesado…pesado…pesado.
Minha coxa direita está pesada…pesada…pesada.
Vivenciar pele, músculos, ossos, circulação, etc.
Tudo sendo regenerado, célula por célula.
Retrocesso    a) abrir e fechar as mãos, flexionar os braços;
b) respirar profundamente;
c) abrir os olhos.

Obs: Repetir o exercício três vezes ao dia, durante sete dias seguidos deixando-se “levar” passivamente.

Após a sensação de peso (leveza) se generalizará pela lei da “transferência psicológica”. A fórmula inicial acrescenta-se mais um membro. Dessa forma teremos:
A) Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.
b) Minhas pernas estão pesadas…pesadas…pesadas.
c) Meus braços estão pesados…pesados…pesados.
d) Meu tronco está pesado…pesado…pesado.
e) Estou tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo.

02) A vivência da sensação do calor provoca a vasodilatação dos vasos periféricos.
- Meu pé está suavemente aquecido, ou morno, etc.

03) A auto-regularização cardíaca é um meio a mais para se conseguir a autotranqüilização.
Depois de o sujeito estar num estado plenamente “relaxado – tranqüilo – pesado e morno”, passará a concentrar-se no coração vivenciando seus batimentos regulares, fortes e rítmicos.
- meu coração bate tranqüilo e normal… (três vezes).

04) Acrescenta-se a vivência da respiração.
- Respiro tranqüilamente. Todo o meu corpo respira (três vezes)
Obs: Não intervir no ritmo cardíaco e respiratório, somente observar passivamente. Tomar consciência de sua existência.

05) A vivência da sensação do calor abdominal deve ser suave, agradável.
Imaginar um pequeno sol no centro do abdome a se irradiar em todas as direções ao longo das fibras nervosas do plexo solar (região do umbigo)
- Meu plexo solar está quente e irradia calor.

06) Passamos à vivência da sensação da fronte agradavelmente fria.
- Minha fronte está agradavelmente fria (três vezes)
Obs: Cada vivência será repetida três vezes ao dia, durante sete a quinze dias, de cinco a quinze minutos.

A FÓRMULA GERAL QUE O INDIVÍDUO EFETUARÁ NESSE PERÍODO SERÁ:
01. Postura.
02. Respiração.
03. Estou completamente tranqüilo… tranqüilo… tranqüilo… Meus braços estão pesados e mornos. (leves e suavemente aquecidos).
04. Estou tranqüilo…(três vezes).
05. Meu corpo está pesado e morno (seis vezes).
06. Estou completamente tranqüilo (três vezes).
07. Meu coração bate tranqüilo e normal (seis vezes).
08. Estou completamente tranqüilo (três vezes).
09. Respiro tranqüilamente (seis vezes).
10. Estou tranqüilo (três vezes).
11. Meu plexo solar (umbigo) está quente e irradia calor…(seis vezes).
12. Estou completamente tranqüilo…(três vezes).
13. Minha fronte está agradavelmente fria (fresca).
14. Estou completamente tranqüilo…(três vezes).

O resultado final dos seis exercícios básicos será a afetação da comutação organísmica em poucos segundos concentrando-se na fórmula geral. “Meu corpo está pesado e morno, o coração bate tranqüilo e normal, respiro tranqüilamente, sinto calor radiante nos órgãos abdominais e a fronte agradavelmente fria”.
Obs: A relaxação parcial – relaxação ombros – nuca, excelentes para médicos, dentistas, etc. Deixar cair espontaneamente o cinturão escapular, os ombros deslocam-se suavemente para frente, sentindo a sensação relaxante. Previne contra a fadiga, o desgaste fisiológico e o enfarte.
Após a obtenção desse controle físico passamos à formulação de propósitos. A sua finalidade é modificarmos aspectos negativos (maus hábitos, vícios) em qualidades positivas.
Durante o período de treinamento da fórmula básica houve oportunidade de observação e definição de metas a serem atingidas. Aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais, profissionais foram analisados e objetivos foram traçados. Para atingi-los necessitamos alimentar constantemente nossa mente com otimismo. Portanto devemos “agir como se já tivesse ocorrido”.

“O PENSAMENTO É A FORÇA MAIS PODEROSA DO UNIVERSO. O QUE VOCÊ PENSA COM SUA MENTE CONSCIENTE O SEU SUBCONSCIENTE PRODUZ “.  ( Joseph Murphy)

Cuide para trabalhar sempre uma meta de curto prazo. A realização periódica fará com que persista até atingir as mais difíceis ou demoradas. Após um período de três a seis meses de prática regular do Treinamento Autógeno Básico pode-se pensar no T.A. Superior.

Suas técnicas consistem na visualização da cor interna (cor própria) de todas as cores, dos objetos concretos, de objetos abstratos, do sentimento próprio, de uma pessoa determinada, das perguntas e respostas simbólicas do inconsciente. Essa fase do TA Superior está ligada à psicoterapia e, portanto deverá ser efetuada somente, após o controle total da primeira etapa e com o auxílio do profissional especializado. Se necessário o acompanhamento do psicólogo.

Nosso objetivo no presente curso é utilizar o TA como “pausa profilática de repouso e medida preventiva contra as doenças”. Se cada indivíduo melhorar a si mesmo, expandirá equilíbrio ao seu redor (no seio familiar, ambiente de trabalho e comunidade). Isso melhora o todo.

A seguir relacionaremos sugestões para a FORMULAÇÃO DE PROPÓSITOS:
Sugestões de Joseph Murphy

“ESTOU COMPLETAMENTE LIVRE DE HÁBITOS DESARMÔNICOS. EM MIM REINAM A SAÚDE, A HARMONIA E A PAZ DE ESPÍRITO. AGRADEÇO AO SENHOR (DEUS) PELA ABUNDÂNCIA”. (PELA RIQUEZA, ETC).

“TUDO ESTÁ ACABADO NA ORDEM DIVINA”.

“O MELHOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS JÁ ESTÁ FEITO (ACONTECENDO) PELO DIVINO PODER”.

“EXIMO A TODOS DE QUALQUER CULPA E QUE TODAS AS BENÇÕES DA VIDA SEJAM-NOS DESTINADAS. ESTAMOS TODOS LIVRES. É MARAVILHOSO QUE A PAZ SEJA CONOSCO”.
“ACEITO AS CRÍTICAS E USO-AS PARA CORRIGIR AS MINHAS FALHAS”.

“SOU O SENHOR DA SITUAÇÃO”.

“MEU SUBCONSCIENTE FEZ MEUS OLHOS E PODE CURÁ-LOS”.

“A INFINITA INTELIGÊNCIA DO MEU SUBCONSCIENTE REVELA-ME MEU VERDADEIRO LUGAR NA VIDA”.

“GOSTO DO DINHEIRO. USO-O DE FORMA SENSATA, CONSTRUTIVA E JUSTA. GASTO-O COM ALEGRIA E ELE RETORNA PARA MIM MULTIPLICADO EM DOBRO”.

“TENHO TODO O DINHEIRO QUE NECESSITO PARA VIVER, FAZER AS COISAS QUE DESEJO, NO MOMENTO QUE DESEJO”.

“A INTELIGÊNCIA CRIADORA DA MINHA MENTE SUBCONSCIENTE SABE O QUE É MELHOR PARA MIM. SUA TENDÊNCIA É SEMPRE PARA A VIDA E VAI REVELAR-ME A DECISÃO CORRETA QUE ME BENEFICIA E A TODOS. AGRADEÇO A RESPOSTA QUE TENHO A CERTEZA, HEI DE RECEBER”.

“TODO MEU CORPO E MINHA MENTE ESTÃO DESCONTRAÍDOS. PERDOO PLENA E ESPONTÂNEAMENTE E DESEJO A TODOS A SAÚDE, A PAZ, A HARMONIA E TODAS AS BÊNÇÃOS DA VIDA. ESTOU EM PAZ, SERENO. DESCANSO COM ESPERANÇA. HÁ SILÊNCIO E CALMA DENTRO DE MIM. ENVOLVO-ME NO MANTO (OU CÍRCULO) DE AMOR DIVINO E ADORMEÇO. ACORDAREI CHEIO DE VIDA E AMOR”.

As sugestões a seguir são do Dr. Schultz, Dr. Lindemann, e outros:

“TEREI CONTROLE SOBRE MINHAS EMOÇÕES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA”.

ESTUDAREI COM PRAZER E MEMORIZAREI TUDO. LEMBRANDO NO MOMENTO QUE NECESSITAR. SOU INSPIRADO PARA ESTUDAR.
.
ESTOU BEM. A CADA DIA MELHOR. SOU SAUDÁVEL. PERFEITO, INTELIGENTE. OTIMISTA. DINÂMICO. ORGANIZADO.

MEU CORPO É UM INSTRUMENTO DO ESPÍRITO. NELE HÁ UMA FORÇA VITAL E SADIA EM CADA CÉLULA, EM CADA ÓRGÃO.

O DEUS EM MEU INTERIOR ME ORIENTA SEMPRE.
AGRADEÇO DIARIAMENTE POR EXISTIR.

O TRABALHO ME PROPORCIONA ALEGRIA.
TIRO O MELHOR PROVEITO DO MEU DIA.
PELA MANHÃ E DURANTE TODO O DIA TENHO DISPOSIÇÃO E ÂNIMO.
CONCENTRO-ME EM MINHAS METAS (NECESSIDADES) E AS ALCANÇO.
SOU UM SER DE SUCESSO.

EU TUDO ABENÇOO E POR TODOS SOU ABENÇOADO.
PURA É A MINHA MENTE, LOGO MEU AMBIENTE É PURO.
TUDO ME É FACILITADO.
HÁ SOLUÇÃO PARA TUDO.

RETORNAREI À CONSCIÊNCIA OBJETIVA DAQUI A 15 MINUTOS, BEM DISPOSTO. ESTOU COMPLETAMENTE CALMO E SERENO.
VIVO COM ALEGRIA E AMOR.


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