quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Chia, conheça os benefícios dessa semente!


“A Terra nos dá tudo aquilo de que precisamos para sermos saudáveis”.(Sebastian Kneipp)

Mais uma semente ganha destaque na dieta de quem busca saúde  e boa forma. Depois da linhaça, amaranto, quinua e até da ração humana, chegou a vez da chia (salvia hispânica), uma semente de sabor suave que traz inúmeros benefícios ao organismo. Além de auxiliar na perda de peso, ela atua na prevenção de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Novidade no Brasil, mas velha conhecida dos mexicanos e colombianos, que a consomem desde de 2600 A.C, a Chia (salvia hispânica) é um cereal cultivado no México, cujas propriedades funcionais foram descobertas pelo povos Maia e Astecas, mas foi abolida pelos colonizadores por associar seu consumo à rituais religiosos. Voltou a ser explorada e cultivada na década de 90 e agora surge com tudo no Brasil. Era consumida principalmente pelos corredores e pessoas que tinham que caminhar por longas horas, para dar resistência física e reduzir o cansaço. 

A semente de chia, pelos seus benefícios à saúde, está fazendo muito sucesso em todo o mundo. a Chia pode ser considerada um alimento funcional, pois é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e potássio, além de possuir mais ômega 3 que a linhaça.

Como sabemos, consumir cálcio é fundamental para a saúde dos ossos. Combinado ao magnésio, a proteção aos ossos fica ainda melhor, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular. Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação.

O potássio é importante no balanceamento de água no organismo e melhora a elasticidade dos vasos, atuando no controle da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, para o transporte de oxigênio para as células e para o sistema imunológico. A falta de ferro no organismo pode levar a anemia ferropriva, que em casos mais severos, pode levar à insuficiência cardíaca.

Rica em ômega 3, gordura essencial para o nosso organismo, a chia traz todos os benefícios que você provavelmente já ouviu falar: ação antiinflamatória das células, que contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, artrites reumatóides e câncer. Também contribui na absorção do cálcio (que ela também possui), prevenindo osteoporose. Além disso, o ômega 3 ajuda a diminuir o risco de doenças degenerativas como parkinson e alzheimer, favorece a memória e a parte cognitiva, melhora o humor, reduz a ansiedade e ajuda a evitar a depressão.

Quer emagrecer? Consuma chia!! Ela é rica em fibras que, em contato com os líquidos no interior do estômago, formam uma espécie de gelatina, que preenche o estômago, diminuindo a sensação de fome e tornando a digestão mais lenta, o que ajuda no equilíbrio da glicemia, evitando picos de glicose no organismo. Com a glicose estabilizada, a sensação de fome também tende a ficar menos frequente. Essa gelatina ainda ajuda no funcionamento intestino e é capaz de reter parte da gordura e da glicose consumidas, auxiliando no tratamento e prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares, inclusive melhorando o colesterol.

E os benefícios não param por aí! Por possuir uma boa quantidade dos ácidos cafeico e clorogênico, que possuem ação antioxidante, ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, protegendo a pele contra o envelhecimento.

Por todas as propriedades já citadas acima, a chia pode entrar na dieta de gestantes, crianças, adolescentes, adulto, idosos, sejam estes praticantes de atividades físicas, hipertensos, diabéticos ou vegetarianos. Para estes últimos, faltou dizer que a chia possui quantidade considerável de proteína vegetal, cerca de 23%, índice bem próximo ao da carne, o que a torna um ótimo complemento alimentar.

Os nutricionistas indicam uma colher (sopa) de chia diariamente, claro que tem pessoas que precisam de mais, depende da sua Dieta nutricional!

Existem diversas formas de consumir a chia, você pode misturar com água e aguardar 15 minutos para que se forme o gel e depois beber, pode também misturar em sucos, alimentos, frutas, iogurtes e receitas em geral. A farinha de chia pode ser consumida para enriquecer receitas de bolos, pães e biscoitos. Se o seu objetivo é emagrecer com a chia é recomendável ingerir as sementes cerca de 30 minutos antes das principais refeições diárias!

Você pode comprar a chia em lojas de produtos naturais, em alguns supermercados ou em lojas pela Internet. Pesquise os preços, pois, pelo sucesso de vendas os preços podem variar de fornecedor para fornecedor.

Se você entusiasmou-se com este super alimento, saiba que seu sabor suave não interfere no sabor de outros alimentos, podendo ser consumida como farinha em sucos, vitaminas, iogurtes, shakes, saladas, sopas, pudins, etc..  Ela pode ser consumida na forma de grãos, farinha ou óleo. A farinha é muito prática, assim como o óleo. A desvantagem deste último é que não contém fibras.

O único cuidado é não exagerar no consumo, pois é uma fonte de calorias considerável. Apenas uma colher de sopa dos grãos tem cerca de 65 calorias. Recomenda-se duas colheres ao dia.

Uma dica importante é que não deve ser triturado ou armazenado à luz em sacos transparentes, porque suas fibras solúveis estão concentradas na casca.

Conheça em tópicos alguns benefícios da chia para nossa saúde!

  • Aumenta a resistência orgânica por ser um alimento de mega energia;
  • É importante para os celíacos, pessoas que têm intolerância ao glúten;
  • Diminui os riscos de diabetes porque equilibra o nível de açúcar no sangue;
  • Ajuda a diminuir as triglicérides e o colesterol ruim;
  • Limpa o corpo das toxinas e detritos acumulados nas paredes do intestino;
  • Combate o refluxo gástrico esofágico e a azia;
  • Preventivo contra a hipoglicemia e a tireoide;
  • Auxilia na formação óssea evitando a osteoporose;
  • Age no crescimento das crianças, no desenvolvimento mental e na formação óssea;
  • Nutre a pele tornando-a saudável.
  • Combate inflamação;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a imunidade do organismo.
Pesquisa realizada na Univali comprova benefícios da semente de Chia (Vídeo muito interessante)


Escolhi uma receitinha para você, pois achei muito engraçadinho esse nome: “Queque”!

QUEQUES DE LARANJA COM SEMENTES DE CHIA
1 laranja com casca
3 ovos
125gr de frutose
180gr de farinha
100 ml de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de sementes de chia

Corte a laranja com casca aos bocados, junte a frutose e triture com a varinha mágica.
Junte os ovos, um a um, o óleo e as sementes de chia.
Envolva a farinha e o fermento e deite em formas individuais de queques.
Leve ao forno, a 180º, durante 20 minutos.

“Numa só semente de trigo há mais vida do que num montão de feno”.
(Khalil Gibran - Poeta Libanês)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...